quinta-feira, 27 de setembro de 2012

.1 Hoje aprendi que...

Este será o primeiro de muitos posts sobre aprendizagens do dia a dia que chegam até nós ou que nós fazemos chegar. Mais do que um blog de costura criativa, este blog é e será um espaço onde tudo é feito com amor a pensar nos mais pequenos. Daí achamos pertinente partilhar convosco noções, conceitos, curiosidades ou "estratégias" para cuidar, amar e estimular o seu bebé e também desenvolver-se a si enquanto mãe, pai, tia ou avó.
Assim, HOJE APRENDI QUE os bebés com menos de 36 horas de vida são capazes de sentir empatia. E vocês perguntam "Um recém nascido? Que só dorme? Que mal abre os olhos? Ele é capaz de sentir o quê? Empatia? Que muitos adultos nem sabem o que é?? Hmm hmm...Grande treta."
Segundo um estudo de Martin Hoffman em que bebés com menos de 36 horas foram expostos (1) ao choro de outros bebés, (2) ao choro de bebé recriado por computador e (3) a silêncio, concluiu-se que os bebés que foram expostos ao choro de outros bebés começavam imediatamente a chorar, ficavam agitados, gesticulavam mais e faziam caretas. Por outro lado, os bebés que foram expostos ao choro recriado e silêncio mantinham-se mais calmos e tranquilos. Segundo Hoffman os bebés são capazes de sentir empatia pelos outros bebés que choram, assumindo assim o seu sofrimento e expressando-o através do choro e agitação. Não é fascinante?
Agora digo eu - se os bebés sentem empatia e assumem o "estado" das pessoas que estão à volta, dá jeito pensar em cada vez mais sermos serenos, felizes, saudáveis ao pé dos nossos pequeninos. Não?
Aposto que não mais vão olhar para os vossos recém-nascidos da mesma maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário