quinta-feira, 4 de outubro de 2012

.2 Hoje aprendi que...

Um lugar de amor é também um lugar de saúde, vitalidade e energia. Por isso, hoje andamos à procura de provas científicas para a não ingestão de leite de vaca. Sabemos e acreditamos que faz mal, mas queremos saber explicar porque estamos a deixar de o beber a todos os que nos perguntam porque estamos a deixar de o beber. Então, nada melhor do que ir ao cerne da questão com um senhor que admiramos e muito e sabe disto melhor do que ninguém - Francisco Varatojo - Director do Instituto de Macrobiótica de Portugal.

Em pensamentos miudinhos:
# O leite tem cálcio. O cálcio é essencial aos ossos.
# Porque é que o leite faz mal? Porque tem "calorias extra, gordura saturada e açucar [galactose] (...) e lactose que não é bem digerida pela maioria da população mundial" (Diz Walter Willet, médico e presidente do Departamento de Nutrição da Harvard Public School e Professor de Medicina da Faculdade de Medicina de Harvard)
# Como se arranja então o cálcio? "Os vegetais verdes de rama fornecem a mesma quantidade de cálcio do que o leite, assim como por exemplo as oleaginosas. Ex: Couve de Bruxelas, Brócolos, Rama de nabo, Couve, Algas" (Diz Francisco Varatojo)

Para além disto, também achei curiosa esta nota que o Francisco fez "Pessoalmente, acredito que existe uma certa ordem natural que devemos seguir e dentro dessa ordem não somos um ser com características para ingerir leite ou derivados: como mamífero que somos, a ordem natural (que se aplica a todos os mamíferos) é sermos amamentados com leite materno até cerca de um ano, para depois sermos desmamados e começarmos a comer alimentos sólidos. Na realidade, o ser humano é o único animal que após desmamado continua a ingerir leite e ainda por cima de uma outra espécie. Basicamente, o leite de vaca é um alimento ideal para nutrir um bezerro que aumenta nas primeiras semanas cerca de 37 quilos; um bebé humano, no mesmo espaço de tempo, aumenta apenas 1 a 2 quilos."

Vale a pena informar-nos e decidir cada vez com mais consciência para assim sermos melhores seres humanos, mais saudáveis, mais esclarecidos e mais felizes.

[Se quiserem saber mais, podem consultar este artigo aqui http://www.e-macrobiotica.com/artigos_e_multimedia/artigos/alimentacao/]

Sem comentários:

Enviar um comentário